Explore o SDDP 18: Agora uma Plataforma Integrada de Planejamento Energético
O SDDP é um modelo estocástico de despacho para sistemas elétricos, com representação detalhada das redes de transmissão e de combustíveis. Ele é utilizado em estudos operacionais de longo, médio e curto prazos, sendo altamente flexível em relação aos níveis de detalhamento temporal e espacial. O SDDP determina a política ótima de operação de sistemas que envolvem diversos tipos de tecnologias.
O SDDP 18 reúne o planejamento da operação, expansão, manutenção e confiabilidade em uma única plataforma totalmente integrada — combinando capacidades avançadas de modelagem, uma interface redesenhada e uma automação poderosa para uma tomada de decisão transparente e consistente entre diferentes horizontes de tempo e tecnologias.
Coeficiente de produção variável, evaporação, filtração, vertimento não controlável, etc.
Despacho de unidades, usinas termelétricas a ciclo combinado, curva de consumo específico não linear, contratos de combustível.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Regulamentos para reduzir o desperdício de energia e o impacto ambiental por meio da otimização da geração de energia.
Resposta ao preço, sinais por segmento, por sistema, área ou nível de barra.
Estudo estocástico de confiabilidade com foco em fontes renováveis e armazenamento utilizando o Coral.
Capacidade de armazenamento, capacidades de carga e descarga, eficiências, restrições de rampa.
Reserva Probabilística Dinâmica (DPR) baseada em cenários de fontes renováveis.
Manutenção de usinas definida pelo usuário ou otimizada.
E muito mais…
O objetivo do SDDP é minimizar a soma dos custos de compra e transporte de combustíveis para usinas termelétricas, custos de emissão de poluentes, custos de operação e manutenção de usinas hidrelétricas e termelétricas, tarifas de uso do sistema de transmissão, custo da energia não fornecida e outras penalidades. Em outras palavras, o modelo calcula a política de operação de menor custo para o sistema, considerando todos os aspectos mencionados.
SDDP significa Stochastic Dual Dynamic Programming, um algoritmo desenvolvido pela PSR na década de 1980 para resolver problemas de otimização multietapas de grande escala sob incerteza. Não é necessário enumerar todas as combinações de níveis de reservatórios, e a aproximação da função de custo futuro é feita por meio de um esquema de decomposição de Benders.
O algoritmo SDDP foi estendido para diversas áreas e se tornou o padrão da indústria em nível global, com mais de 1.700 citações na literatura científica. Ele vem sendo aplicado com sucesso há mais de trinta anos no agendamento ótimo estocástico de médio e longo prazos de sistemas reais altamente complexos, com armazenamento em múltiplas escalas e modelagens probabilísticas, como afluências hidrológicas, intermitência de renováveis, demanda e preços de combustíveis.
Organizam os principais temas da atuação da PSR no setor de energia.
Representam aplicações práticas dentro de cada área de conhecimento.