Edições do Energy Report
Home > Edições do Energy Report
Confira as edições do Energy Report e fique por dentro das tendências, desafios e inovações que estão moldando o futuro do setor energético.
Ainda não é assinante? Clique aqui e saiba como acessar o conteúdo completo do Energy Report.
Edições de 2025
TEMPERATURA: PEDRA ANGULAR DOS MODELOS DE OPERAÇÃO E EXPANSÃO
MÊS
Junho
EDIÇÃO
222
Este Editorial mostra que a modelagem adequada do efeito da mudança brusca e muito significativa da temperatura global a partir de 2023 é fundamental para os estudos de operação e planejamento. Mostra-se que o uso de previsões de modelos de circulação global com redes neurais produz cenários ajustados à nova realidade que podem ser usados pelas ferramentas computacionais atuais.
UMA NOVA LEITURA DOS VETORES QUE REDESENHAM O SETOR ENERGÉTICO
MÊS
Maio
EDIÇÃO
221
A transição energética virou uma geleia de variáveis cruzadas. No editorial que marca a estreia da nova seção, a PSR acompanha esse emaranhado com leituras críticas e provocações sobre um setor que passa por mudanças significativas.
A PROPOSTA DE AJUSTES NO MODELO SETORIAL APRESENTADA PELO MME
MÊS
Abril
EDIÇÃO
220
Analisamos em profundidade a proposta de projeto de lei apresentada pelo MME que busca alcançar justiça tarifária, liberdade para o consumidor e equilíbrio para o setor.
ENERGIA À VISTA E A PRAZO: OFERTA E DEMANDA COM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO
MÊS
Março
EDIÇÃO
219
Neste editorial, apresentamos o resumo da 15ª edição do Workshop PSR/Canal Energia, comentamos sobre os principais assuntos discutidos e respondemos as perguntas enviadas pela audiência.
GRID-ENHANCING TECHNOLOGIES: PREPARANDO A REDE PARA O FUTURO (PRESENTE)
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
218
Neste Editorial, apresentamos um panorama dos avanços das Grid-Enhancing Technologies (GETs) e propomos diretrizes para incorporá-las ao planejamento do sistema de transmissão brasileiro, para torná-lo mais confiável, flexível e econômico.
A AGENDA SETORIAL PARA 2025
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
217
Neste editorial a PSR, assim como em anos anteriores, lista e comenta os temas que devem dominar a agenda de discussões do setor em 2025.
Edições de 2024
A POTENCIAL REVOLUÇÃO DAS BATERIAS
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
216
Neste editorial, analisamos a potencial revolução das baterias, desde seu contexto histórico, atributos e aplicações nos sistemas elétricos, incluindo as discussões regulatórias atuais e as ressalvas para a utilização no mercado brasileiro.
OS HOMENS DISCUTEM, A NATUREZA AGE: METODOLOGIAS PARA ADAPTAÇÃO A EXTREMOS CLIMÁTICOS
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
215
Neste Editorial, mostramos que os eventos severos de temperatura, cheias, secas e ventanias que ocorreram em 2023 e 2024 representam um “novo normal” climático. Também mostramos como fazer adaptações da infraestrutura de redes elétricas, saneamento e segurança de barragens de maneira eficiente e eficaz.
CURTAILMENT: O QUE É, POR QUE ACONTECE E COMO RESOLVÊ-LO
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
214
O curtailment, ou corte de geração, tem causado enormes prejuízos a diversos geradores. Nesta edição mostramos o que é o curtailment, suas causas, porque ele cresceu tanto nos últimos anos e as possíveis soluções.
OS CENÁRIOS DE VAZÕES USADOS NA OPERAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTÃO “OTIMISTAS”?
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
213
Este editorial apresenta um conjunto de evidências estatísticas e físicas (modelos de circulação geral da atmosfera) de que os parâmetros do modelo estocástico de vazões utilizado no planejamento operativo têm um viés otimista, o que afeta o acionamento ótimo das térmicas e a formação de preços, dentre outros efeitos. Adicionalmente, são descritos procedimentos para corrigir este viés.
ENERGIA PARA DATA CENTERS – O BRASIL PODE SER UM “DATA COUNTRY”?
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
212
Este editorial descreve o consumo de energia acelerado em Data Centers no mundo, impulsionado pelas aplicações de IA, e analisa oportunidades e desafios para a instalação de DCs no Brasil.
COP30: UM BRASIL DE OPORTUNIDADES PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
MÊS
Julho
EDIÇÃO
211
Neste editorial mostramos diversas “jabuticabas energéticas” do país, que alinham competitividade econômica e benefício ambiental e podem ser um “cartão de visita” do potencial do Brasil na COP30.
MARCO LEGAL PARA UM MERCADO DE HIDROGÊNIO INCERTO
MÊS
Junho
EDIÇÃO
210
Neste artigo, é discutido o projeto de lei do Marco Legal do Hidrogênio e seu avanço frente ao cenário global de evolução do mercado de hidrogênio.
HIDRELÉTRICAS 3.0 – OPORTUNIDADES E DESAFIOS
MÊS
Maio
EDIÇÃO
209
Neste Editorial analisaremos diversas oportunidades e necessidades de transformação do nosso sistema hidrelétrico devido a fatores como mudança climática (secas e cheias extremas), serviços de flexibilidade e armazenamento, novas sinergias entre hidrelétricas e geração solar e outros.
VINTE ANOS DE LEILÕES DE ENERGIA
MÊS
Abril
EDIÇÃO
208
A lei que fez dos leilões de energia o motor para a expansão da oferta completou vinte anos. É um bom momento para fazer um balanço.
ELECTRIFY EVERYTHING – NOVAS TECNOLOGIAS PARA DESCARBONIZAR A ECONOMIA
MÊS
Março
EDIÇÃO
207
Nesta edição analisamos os avanços de novas tecnologias de eletrificação na descarbonização econômica de muitos setores como calor industrial. Estes avanços têm levado alguns especialistas a propor uma eletrificação geral da economia, conhecida como “electrify everything”.
TRANSFORMAÇÃO ENERGÉTICA: MITIGAÇÃO, ADAPTAÇÃO E AMBIÇÃO PRAGMÁTICA
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
206
Neste Editorial mostramos que é necessário considerar de maneira integrada tanto as oportunidades das mudanças climáticas, por exemplo, exportação de produtos verdes, como os riscos e prejuízos resultantes de eventos climáticos adversos como os que ocorreram em 2023.
A AGENDA SETORIAL PARA 2024
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
205
Neste editorial a PSR, assim como em anos anteriores, lista e comenta os temas que devem dominar a agenda de discussões do setor em 2024.
Edições de 2023
OS TEMAS “QUENTES” DO SETOR PARA 2023
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
193
No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.
O PAPEL DOS EMPRESÁRIOS NA DESCARBONIZAÇÃO BRASILEIRA: WALK THE TALK?
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
194
Neste editorial, é abordado os caminhos do setor empresarial brasileiro na transição energética nacional.
TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE O PLD MÍNIMO, MAS TINHA MEDO DE PERGUNTAR
MÊS
Março
EDIÇÃO
195
O Editorial deste Energy Report contribui para o debate sobre o cálculo do PLD mínimo, recuperando a história da sua criação e propondo uma solução estrutural a partir de 2024.
PLANEJANDO A TRANSMISSÃO PARA O FUTURO NET ZERO
MÊS
Abril
EDIÇÃO
196
Neste editorial, a PSR discute sobre as mudanças necessárias no setor de transmissão para que os países consigam cumprir a sua agenda net zero.
A MATRIZ ELÉTRICA DO BRASIL PODE SER 100% DESCARBONIZADA?
MÊS
Maio
EDIÇÃO
197
Este Editorial discute os resultados de um estudo do Banco Mundial sobre a viabilidade técnica e “green premium” de diferentes políticas de descarbonização até 2050.
ENERGIA – APLICAÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SETOR ELÉTRICO
MÊS
Junho
EDIÇÃO
198
Neste Editorial apresentamos um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) desde a origem, há setenta anos, até o dia de hoje, com o ChatGPT/GPT-4, e descrevemos diver- sas aplicações no setor de energia, tanto existentes como promissoras.
O PAPEL DAS CORPORAÇÕES NA AGENDA CLIMÁTICA
MÊS
Julho
EDIÇÃO
199
Nesta edição do ER mostramos como as corporações podem contribuir de maneira muito significa- tiva para o enfrentamento da mudança climática e apresentamos o GreenVision, um “one stop shop” para apoiar as empresas.
O BLECAUTE DE 15 DE AGOSTO: SEPARANDO O SINAL DO RUÍDO
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
200
Neste Editorial, analisamos os desafios de operação, planejamento e regulação para a inserção de renováveis, a luz do blecaute de 15 de agosto.
MERCADOS DE CARBONO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
201
Neste Editorial apresentamos uma série de medidas que podem fortalecer a eficácia e a credibilidade das chamadas “soluções baseadas na natureza” em mercados de carbono, que têm grande interesse para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia.
O PICO INESPERADO DOS CMOS PODE SINALIZAR PROBLEMAS DE SUPRIMENTO?
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
202
Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DISTRIBUIÇÃO: SUGESTÕES DE AGENDA TÉCNICA E REGULATÓRIA
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
203
Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de even-tos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.
PROJETO DE LEI Nº 11.247/2018 E SEUS JABUTIS
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
204
Nesta edição quantificamos em detalhe os custos adicionais diretos para os consumidores caso oito emendas incluídas no PL 11.247 sejam convertidas em lei. Esta análise foi encomendada por um conjunto de associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.
Outras edições
Edições de 2022
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
193
No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
194
Neste editorial, é abordado os caminhos do setor empresarial brasileiro na transição energética nacional.
MÊS
Março
EDIÇÃO
195
O Editorial deste Energy Report contribui para o debate sobre o cálculo do PLD mínimo, recuperando a história da sua criação e propondo uma solução estrutural a partir de 2024.
MÊS
Abril
EDIÇÃO
196
Neste editorial, a PSR discute sobre as mudanças necessárias no setor de transmissão para que os países consigam cumprir a sua agenda net zero.
MÊS
Maio
EDIÇÃO
197
Este Editorial discute os resultados de um estudo do Banco Mundial sobre a viabilidade técnica e “green premium” de diferentes políticas de descarbonização até 2050.
MÊS
Junho
EDIÇÃO
198
Neste Editorial apresentamos um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) desde a origem, há setenta anos, até o dia de hoje, com o ChatGPT/GPT-4, e descrevemos diver- sas aplicações no setor de energia, tanto existentes como promissoras.
MÊS
Julho
EDIÇÃO
199
Nesta edição do ER mostramos como as corporações podem contribuir de maneira muito significa- tiva para o enfrentamento da mudança climática e apresentamos o GreenVision, um “one stop shop” para apoiar as empresas.
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
200
Neste Editorial, analisamos os desafios de operação, planejamento e regulação para a inserção de renováveis, a luz do blecaute de 15 de agosto.
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
201
Neste Editorial apresentamos uma série de medidas que podem fortalecer a eficácia e a credibilidade das chamadas “soluções baseadas na natureza” em mercados de carbono, que têm grande interesse para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia.
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
202
Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
203
Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de even-tos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
204
Nesta edição quantificamos em detalhe os custos adicionais diretos para os consumidores caso oito emendas incluídas no PL 11.247 sejam convertidas em lei. Esta análise foi encomendada por um conjunto de associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.
Edições de 2021
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
193
No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
194
Neste editorial, é abordado os caminhos do setor empresarial brasileiro na transição energética nacional.
MÊS
Março
EDIÇÃO
195
O Editorial deste Energy Report contribui para o debate sobre o cálculo do PLD mínimo, recuperando a história da sua criação e propondo uma solução estrutural a partir de 2024.
MÊS
Abril
EDIÇÃO
196
Neste editorial, a PSR discute sobre as mudanças necessárias no setor de transmissão para que os países consigam cumprir a sua agenda net zero.
MÊS
Maio
EDIÇÃO
197
Este Editorial discute os resultados de um estudo do Banco Mundial sobre a viabilidade técnica e “green premium” de diferentes políticas de descarbonização até 2050.
MÊS
Junho
EDIÇÃO
198
Neste Editorial apresentamos um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) desde a origem, há setenta anos, até o dia de hoje, com o ChatGPT/GPT-4, e descrevemos diver- sas aplicações no setor de energia, tanto existentes como promissoras.
MÊS
Julho
EDIÇÃO
199
Nesta edição do ER mostramos como as corporações podem contribuir de maneira muito significa- tiva para o enfrentamento da mudança climática e apresentamos o GreenVision, um “one stop shop” para apoiar as empresas.
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
200
Neste Editorial, analisamos os desafios de operação, planejamento e regulação para a inserção de renováveis, a luz do blecaute de 15 de agosto.
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
201
Neste Editorial apresentamos uma série de medidas que podem fortalecer a eficácia e a credibilidade das chamadas “soluções baseadas na natureza” em mercados de carbono, que têm grande interesse para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia.
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
202
Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
203
Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de even-tos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
204
Nesta edição quantificamos em detalhe os custos adicionais diretos para os consumidores caso oito emendas incluídas no PL 11.247 sejam convertidas em lei. Esta análise foi encomendada por um conjunto de associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.
Edições de 2020
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
193
No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
194
Neste editorial, é abordado os caminhos do setor empresarial brasileiro na transição energética nacional.
MÊS
Março
EDIÇÃO
195
O Editorial deste Energy Report contribui para o debate sobre o cálculo do PLD mínimo, recuperando a história da sua criação e propondo uma solução estrutural a partir de 2024.
MÊS
Abril
EDIÇÃO
196
Neste editorial, a PSR discute sobre as mudanças necessárias no setor de transmissão para que os países consigam cumprir a sua agenda net zero.
MÊS
Maio
EDIÇÃO
197
Este Editorial discute os resultados de um estudo do Banco Mundial sobre a viabilidade técnica e “green premium” de diferentes políticas de descarbonização até 2050.
MÊS
Junho
EDIÇÃO
198
Neste Editorial apresentamos um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) desde a origem, há setenta anos, até o dia de hoje, com o ChatGPT/GPT-4, e descrevemos diver- sas aplicações no setor de energia, tanto existentes como promissoras.
MÊS
Julho
EDIÇÃO
199
Nesta edição do ER mostramos como as corporações podem contribuir de maneira muito significa- tiva para o enfrentamento da mudança climática e apresentamos o GreenVision, um “one stop shop” para apoiar as empresas.
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
200
Neste Editorial, analisamos os desafios de operação, planejamento e regulação para a inserção de renováveis, a luz do blecaute de 15 de agosto.
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
201
Neste Editorial apresentamos uma série de medidas que podem fortalecer a eficácia e a credibilidade das chamadas “soluções baseadas na natureza” em mercados de carbono, que têm grande interesse para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia.
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
202
Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
203
Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de even-tos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
204
Nesta edição quantificamos em detalhe os custos adicionais diretos para os consumidores caso oito emendas incluídas no PL 11.247 sejam convertidas em lei. Esta análise foi encomendada por um conjunto de associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.
Edições de 2019
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
193
No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
194
Neste editorial, é abordado os caminhos do setor empresarial brasileiro na transição energética nacional.
MÊS
Março
EDIÇÃO
195
O Editorial deste Energy Report contribui para o debate sobre o cálculo do PLD mínimo, recuperando a história da sua criação e propondo uma solução estrutural a partir de 2024.
MÊS
Abril
EDIÇÃO
196
Neste editorial, a PSR discute sobre as mudanças necessárias no setor de transmissão para que os países consigam cumprir a sua agenda net zero.
MÊS
Maio
EDIÇÃO
197
Este Editorial discute os resultados de um estudo do Banco Mundial sobre a viabilidade técnica e “green premium” de diferentes políticas de descarbonização até 2050.
MÊS
Junho
EDIÇÃO
198
Neste Editorial apresentamos um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) desde a origem, há setenta anos, até o dia de hoje, com o ChatGPT/GPT-4, e descrevemos diver- sas aplicações no setor de energia, tanto existentes como promissoras.
MÊS
Julho
EDIÇÃO
199
Nesta edição do ER mostramos como as corporações podem contribuir de maneira muito significa- tiva para o enfrentamento da mudança climática e apresentamos o GreenVision, um “one stop shop” para apoiar as empresas.
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
200
Neste Editorial, analisamos os desafios de operação, planejamento e regulação para a inserção de renováveis, a luz do blecaute de 15 de agosto.
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
201
Neste Editorial apresentamos uma série de medidas que podem fortalecer a eficácia e a credibilidade das chamadas “soluções baseadas na natureza” em mercados de carbono, que têm grande interesse para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia.
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
202
Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
203
Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de even-tos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
204
Nesta edição quantificamos em detalhe os custos adicionais diretos para os consumidores caso oito emendas incluídas no PL 11.247 sejam convertidas em lei. Esta análise foi encomendada por um conjunto de associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.
Edições de 2018
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
193
No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
194
Neste editorial, é abordado os caminhos do setor empresarial brasileiro na transição energética nacional.
MÊS
Março
EDIÇÃO
195
O Editorial deste Energy Report contribui para o debate sobre o cálculo do PLD mínimo, recuperando a história da sua criação e propondo uma solução estrutural a partir de 2024.
MÊS
Abril
EDIÇÃO
196
Neste editorial, a PSR discute sobre as mudanças necessárias no setor de transmissão para que os países consigam cumprir a sua agenda net zero.
MÊS
Maio
EDIÇÃO
197
Este Editorial discute os resultados de um estudo do Banco Mundial sobre a viabilidade técnica e “green premium” de diferentes políticas de descarbonização até 2050.
MÊS
Junho
EDIÇÃO
198
Neste Editorial apresentamos um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) desde a origem, há setenta anos, até o dia de hoje, com o ChatGPT/GPT-4, e descrevemos diver- sas aplicações no setor de energia, tanto existentes como promissoras.
MÊS
Julho
EDIÇÃO
199
Nesta edição do ER mostramos como as corporações podem contribuir de maneira muito significa- tiva para o enfrentamento da mudança climática e apresentamos o GreenVision, um “one stop shop” para apoiar as empresas.
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
200
Neste Editorial, analisamos os desafios de operação, planejamento e regulação para a inserção de renováveis, a luz do blecaute de 15 de agosto.
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
201
Neste Editorial apresentamos uma série de medidas que podem fortalecer a eficácia e a credibilidade das chamadas “soluções baseadas na natureza” em mercados de carbono, que têm grande interesse para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia.
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
202
Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
203
Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de even-tos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
204
Nesta edição quantificamos em detalhe os custos adicionais diretos para os consumidores caso oito emendas incluídas no PL 11.247 sejam convertidas em lei. Esta análise foi encomendada por um conjunto de associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.
Edições de 2017
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
193
No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
194
Neste editorial, é abordado os caminhos do setor empresarial brasileiro na transição energética nacional.
MÊS
Março
EDIÇÃO
195
O Editorial deste Energy Report contribui para o debate sobre o cálculo do PLD mínimo, recuperando a história da sua criação e propondo uma solução estrutural a partir de 2024.
MÊS
Abril
EDIÇÃO
196
Neste editorial, a PSR discute sobre as mudanças necessárias no setor de transmissão para que os países consigam cumprir a sua agenda net zero.
MÊS
Maio
EDIÇÃO
197
Este Editorial discute os resultados de um estudo do Banco Mundial sobre a viabilidade técnica e “green premium” de diferentes políticas de descarbonização até 2050.
MÊS
Junho
EDIÇÃO
198
Neste Editorial apresentamos um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) desde a origem, há setenta anos, até o dia de hoje, com o ChatGPT/GPT-4, e descrevemos diver- sas aplicações no setor de energia, tanto existentes como promissoras.
MÊS
Julho
EDIÇÃO
199
Nesta edição do ER mostramos como as corporações podem contribuir de maneira muito significa- tiva para o enfrentamento da mudança climática e apresentamos o GreenVision, um “one stop shop” para apoiar as empresas.
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
200
Neste Editorial, analisamos os desafios de operação, planejamento e regulação para a inserção de renováveis, a luz do blecaute de 15 de agosto.
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
201
Neste Editorial apresentamos uma série de medidas que podem fortalecer a eficácia e a credibilidade das chamadas “soluções baseadas na natureza” em mercados de carbono, que têm grande interesse para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia.
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
202
Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
203
Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de even-tos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
204
Nesta edição quantificamos em detalhe os custos adicionais diretos para os consumidores caso oito emendas incluídas no PL 11.247 sejam convertidas em lei. Esta análise foi encomendada por um conjunto de associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.
Edições de 2016
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
193
No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
194
Neste editorial, é abordado os caminhos do setor empresarial brasileiro na transição energética nacional.
MÊS
Março
EDIÇÃO
195
O Editorial deste Energy Report contribui para o debate sobre o cálculo do PLD mínimo, recuperando a história da sua criação e propondo uma solução estrutural a partir de 2024.
MÊS
Abril
EDIÇÃO
196
Neste editorial, a PSR discute sobre as mudanças necessárias no setor de transmissão para que os países consigam cumprir a sua agenda net zero.
MÊS
Maio
EDIÇÃO
197
Este Editorial discute os resultados de um estudo do Banco Mundial sobre a viabilidade técnica e “green premium” de diferentes políticas de descarbonização até 2050.
MÊS
Junho
EDIÇÃO
198
Neste Editorial apresentamos um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) desde a origem, há setenta anos, até o dia de hoje, com o ChatGPT/GPT-4, e descrevemos diver- sas aplicações no setor de energia, tanto existentes como promissoras.
MÊS
Julho
EDIÇÃO
199
Nesta edição do ER mostramos como as corporações podem contribuir de maneira muito significa- tiva para o enfrentamento da mudança climática e apresentamos o GreenVision, um “one stop shop” para apoiar as empresas.
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
200
Neste Editorial, analisamos os desafios de operação, planejamento e regulação para a inserção de renováveis, a luz do blecaute de 15 de agosto.
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
201
Neste Editorial apresentamos uma série de medidas que podem fortalecer a eficácia e a credibilidade das chamadas “soluções baseadas na natureza” em mercados de carbono, que têm grande interesse para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia.
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
202
Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
203
Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de even-tos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
204
Nesta edição quantificamos em detalhe os custos adicionais diretos para os consumidores caso oito emendas incluídas no PL 11.247 sejam convertidas em lei. Esta análise foi encomendada por um conjunto de associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.
Edições de 2015
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
193
No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
194
Neste editorial, é abordado os caminhos do setor empresarial brasileiro na transição energética nacional.
MÊS
Março
EDIÇÃO
195
O Editorial deste Energy Report contribui para o debate sobre o cálculo do PLD mínimo, recuperando a história da sua criação e propondo uma solução estrutural a partir de 2024.
MÊS
Abril
EDIÇÃO
196
Neste editorial, a PSR discute sobre as mudanças necessárias no setor de transmissão para que os países consigam cumprir a sua agenda net zero.
MÊS
Maio
EDIÇÃO
197
Este Editorial discute os resultados de um estudo do Banco Mundial sobre a viabilidade técnica e “green premium” de diferentes políticas de descarbonização até 2050.
MÊS
Junho
EDIÇÃO
198
Neste Editorial apresentamos um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) desde a origem, há setenta anos, até o dia de hoje, com o ChatGPT/GPT-4, e descrevemos diver- sas aplicações no setor de energia, tanto existentes como promissoras.
MÊS
Julho
EDIÇÃO
199
Nesta edição do ER mostramos como as corporações podem contribuir de maneira muito significa- tiva para o enfrentamento da mudança climática e apresentamos o GreenVision, um “one stop shop” para apoiar as empresas.
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
200
Neste Editorial, analisamos os desafios de operação, planejamento e regulação para a inserção de renováveis, a luz do blecaute de 15 de agosto.
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
201
Neste Editorial apresentamos uma série de medidas que podem fortalecer a eficácia e a credibilidade das chamadas “soluções baseadas na natureza” em mercados de carbono, que têm grande interesse para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia.
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
202
Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
203
Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de even-tos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
204
Nesta edição quantificamos em detalhe os custos adicionais diretos para os consumidores caso oito emendas incluídas no PL 11.247 sejam convertidas em lei. Esta análise foi encomendada por um conjunto de associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.
Edições de 2014
MÊS
Janeiro
EDIÇÃO
193
No primeiro editorial do ano, a PSR lista as pastas criadas pelo novo governo no que se refere a pautas ambientais, com destaque para o setor elétrico. Em seguida, apresenta suas propostas e sugestões para as agendas de curto, médio e longo prazo para o setor.
MÊS
Fevereiro
EDIÇÃO
194
Neste editorial, é abordado os caminhos do setor empresarial brasileiro na transição energética nacional.
MÊS
Março
EDIÇÃO
195
O Editorial deste Energy Report contribui para o debate sobre o cálculo do PLD mínimo, recuperando a história da sua criação e propondo uma solução estrutural a partir de 2024.
MÊS
Abril
EDIÇÃO
196
Neste editorial, a PSR discute sobre as mudanças necessárias no setor de transmissão para que os países consigam cumprir a sua agenda net zero.
MÊS
Maio
EDIÇÃO
197
Este Editorial discute os resultados de um estudo do Banco Mundial sobre a viabilidade técnica e “green premium” de diferentes políticas de descarbonização até 2050.
MÊS
Junho
EDIÇÃO
198
Neste Editorial apresentamos um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) desde a origem, há setenta anos, até o dia de hoje, com o ChatGPT/GPT-4, e descrevemos diver- sas aplicações no setor de energia, tanto existentes como promissoras.
MÊS
Julho
EDIÇÃO
199
Nesta edição do ER mostramos como as corporações podem contribuir de maneira muito significa- tiva para o enfrentamento da mudança climática e apresentamos o GreenVision, um “one stop shop” para apoiar as empresas.
MÊS
Agosto
EDIÇÃO
200
Neste Editorial, analisamos os desafios de operação, planejamento e regulação para a inserção de renováveis, a luz do blecaute de 15 de agosto.
MÊS
Setembro
EDIÇÃO
201
Neste Editorial apresentamos uma série de medidas que podem fortalecer a eficácia e a credibilidade das chamadas “soluções baseadas na natureza” em mercados de carbono, que têm grande interesse para o Brasil e, especialmente, para a Amazônia.
MÊS
Outubro
EDIÇÃO
202
Partindo da análise do aumento dos CMOs em setembro, o Editorial mostra que ONS dispõe de recursos hidrelétricos bem mais restritos do que se imaginava; e que pode haver novos acionamentos nos próximos meses, com custos significativos para os consumidores.
MÊS
Novembro
EDIÇÃO
203
Este Editorial identifica possíveis elementos de uma agenda técnica (tecnologias, metodologias e critérios) e regulatória que permita que o setor de distribuição aprimore o enfrentamento de even-tos climáticos extremos, mitigando a severidade das interrupções de suprimento.
MÊS
Dezembro
EDIÇÃO
204
Nesta edição quantificamos em detalhe os custos adicionais diretos para os consumidores caso oito emendas incluídas no PL 11.247 sejam convertidas em lei. Esta análise foi encomendada por um conjunto de associações representativas de todos os segmentos do setor elétrico.