O objetivo da capacitação foi aprofundar o conhecimento dos profissionais sobre o uso dos modelos computacionais SDDP e OPTGEN para planejar a expansão do sistema elétrico de maneira eficiente, alinhando-se às diretrizes estratégicas do governo. A tecnologia apresentada possibilita a simulação do comportamento do sistema elétrico nacional, permitindo análises detalhadas que consideram fatores como vento, radiação solar e vazões em bacias hidrográficas durante a determinação da expansão ótima do sistema elétrico. Dessa forma, a ferramenta contribui para a otimização do uso de recursos naturais e a promoção de uma matriz energética mais sustentável.
Segundo Ricardo Perez, o treinamento representa uma valiosa oportunidade para aprimorar o planejamento energético. “Acreditamos que planejar é simular. As ferramentas computacionais atuais são tão avançadas que permitem simular a operação futura dos sistemas elétricos, levando em conta diferentes cenários de expansão, e mensurando os impactos quantitativos de cada fonte e variáveis importantes para o mercado, como o preço spot. Através dessas simulações, o Ministério poderá criar políticas energéticas que atendam aos resultados desejados”, afirmou.
A participação da PSR no treinamento reforça seu compromisso com o avanço tecnológico e a sustentabilidade no setor elétrico global, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras que auxiliam na transição energética.