“O cenário atual exige um planejamento energético mais estratégico, que leve em conta incertezas climáticas, variabilidade dos preços de combustíveis e investimento em novas tecnologias. Com essa atualização, o OptGen permite a criação de restrições genéricas de investimento e operação, além de possibilitar a modelagem de relações dinâmicas entre variáveis críticas, tornando o software ainda mais poderoso para modelar os desafios atuais do setor elétrico”, explica Alessandro Soares, head em Ferramentas Analíticas na PSR.
Entre as principais novidades da versão 8.2 do OptGen, destacam-se a possibilidade de personalização do software através de restrições e variáveis genéricas, que podem ser utilizadas para modelar aspectos específicos do planejamento da geração e transmissão, e a inclusão do conceito de fronteira eficiente, que aprimora a análise de risco do plano de expansão do sistema elétrico. As melhorias proporcionam uma análise mais detalhada e alinhada às transformações do setor, garantindo mais segurança e eficiência no planejamento energético.
A PSR segue investindo no desenvolvimento de soluções inovadoras, alinhadas às novas demandas do setor, que exigem planejamento mais flexível, inteligente e resiliente. O OptGen 8.2 já está disponível para clientes e parceiros.
Para mais informações, acesse aqui.